Óleo de Fritura

CARO CONSUMIDOR,

A fritura é uma operação importante por ser um processo de preparação rápida de alimentos e por conferir aos produtos fritos características únicas de odor e sabor.

Na temperatura de fritura o óleo interage com o ar, água e componentes dos alimentos que estão sendo fritos gerando compostos responsáveis por ODORES DESAGRADÁVEIS E DEGRADAÇÕES EM ÓLEOS UTILIZADOS POR LONGOS PERÍODOS.

De entre estes compostos, destacam-se os compostos polares que são substâncias presentes nas gorduras e óleos alimentares, como por exemplo monoglicéricos, diglicéricos, ácidos gordos livres, e que também se formam durante os processos de aquecimento, como a fritura dos alimentos.

Para evitar as doenças (diarreias, irritações do trato gastrointestinal e até câncer) derivadas pelo uso de óleo de fritura que apresentam CHEIRO DESAGRADÁVEL, COR ESCURA, VISCOSIDADE ELEVADA, FORMAÇÃO DE ESPUMA EXAGERADA OU FUMOS ESCUROS E CONTÍNUOS, rejeite alimentos confeccionados em óleo que apresentam tais características e exija sempre alimentos fritos em óleos “novos”.

IGAE, em Defesa Economia Nacional e da Saúde Pública