IGAE e Polícia Nacional assinam protocolo de cooperação

A Inspecção Geral das Actividades Económicas - IGAE e a Polícia Nacional - PN, assinaram hoje na Cidade da Praia um protocolo de Cooperação que irá permitir à essas duas autoridades policiais complementarem-se mutuamente e aumentarem as suas eficácias em missões específicas de fiscalização conjuntas devidamente programadas.

 

Em uma análise breve dos dados das ocorrências que justificam a acção da polícia, verificou-se que grande parte delas tem origem nas actividades económicas indisciplinadas. Ora, com a assinatura deste protocolo e a sua operacionalização espera-se em curto prazo introduzir maior disciplina e diminuir várias situações de cometimento de crimes e contra-ordenações. Por isso, assume-se neste momento como prioridade principal a disciplina no cumprimento dos horários de funcionamento dos estabelecimentos comerciais, sobretudo os de funcionamento nocturno. Portanto, este protocolo possui um carácter preventivo e de organização social enorme. 

O presente protocolo também contempla a parte formativa recíproca entre as autoridades para que possam aumentar as suas capacidades técnicas e operacionais para que estejam melhor preparados para a prestação do serviço público.