Apreensão de 30 mil litros de solução para falsificação do grogue no interior de Santiago

Esta semana no interior de Santiago, cerca de 30 mil litros de solução para a falsificação do grogue foram apreendidos e destruídos.

Dos 30 mil litros apreendidos, mais de 21 mil litros, foram encontrados em Santa Cruz, local onde os produtores estão a resistir ao cumprimento da lei do grogue.

A solução é composta de recalda açúcar refinado e água, solução essa que naturalmente não fermenta. Por esta razão é que são introduzidos produtos com carga biológica para provocar a fermentação. Esta prática tem afectando gravemente a saúde pública, levando a morte muitas vezes, dos jovens e deixando outros completamente doentes e dependentes.

Por esta razão, e pela salvaguarda da economia nacional e da sustentabilidade a IGAE e seus parceiros, Polícia Nacional e Fiscalização Municipal, têm feito fiscalização intensiva e que continuará até a selagem dos alambiques.

Os produtores (os que são titulares das licenças indústrias) serão alvos de processos criminais e contra-ordenacionais, correndo riscos de serem retiradas licenças.